Feira virtual promove workshops e estimula estudantes a desenvolverem competências para se tornarem verdadeiros(as) cientistas

Você já sonhou em ser cientista? Uma vez, quando eu era criança, sonhei que era cientista. Daquelas que usam jaleco branco, ficam em uma sala com vários tubos de vidro e olham as coisas em um microscópio. 

via GIPHY

Acordei fascinada com a possibilidade de ser uma cientista quando crescesse, mas depois abandonei a ideia por dois motivos. Primeiro porque desenvolvi outros interesses (tipo vender minha arte na praia); mas principalmente porque não tive ninguém que incentivasse meu lado cientista.

Muitos jovens passaram pela mesma coisa que eu, e outros tiveram a sorte de encontrar um lugar que fizesse florescer seu desejo pela ciência. Por isso foi criada a FBJC (Feira Brasileira de Jovens Cientistas), uma iniciativa incrível voltada para você que tem curiosidade sobre:

  • a carreira
  • o que fazem
  • onde vivem
  • do que se alimentam verdadeiros(as) cientistas!

Mas o que é essa tal de FBJC?

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) é a primeira feira científica nacional e pré-universitária totalmente virtual, e sua primeira edição acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho de 2020. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos(as) jovens cientistas e o impacto de seus projetos.

Imagem com 4 quatro principais objetivos da feira. São eles: 1º - divulgar eventos científicos e projetos. 2º - lapidar os projetos auxiliando os jovens por meio de feedbacks. 3º- conectar jovens cientistas entre si. 4º valorizar jovens cientistas e seus projetos.
Objetivos da Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Quem pode participar?

Estudantes brasileiros(as) de Ensino Médio, Técnico de Nível Médio ou formados no Ensino Médio em 2019 de escolas públicas e privadas. Um importante diferencial da FBJC é que, além de participantes apresentando seus projetos, o evento também é aberto a jovens interessados(as) em ciência, mas que ainda não desenvolvem projetos científicos.

Estudantes com e sem projetos podem participar das atividades, e algumas delas, inclusive, têm diferentes focos para cada público.

Atividades

O evento contará com diversas atividades para expandir o impacto dos(as) jovens cientistas e seus projetos. Uma das principais é a maratona de inovação, uma atividade interativa na qual os participantes serão reunidos em grupos e buscarão soluções para problemas de ONGs e startups sociais.

Haverá também palestras com pessoas como Marcia Barbosa, cientista brasileira premiada internacionalmente, e Rafael Carlos Alves, jovem pesquisador e estudante de Dartmouth College.

Ilustração de uma menina e um menino, ambos cientistas vestindo jalecos. Atrás temos ilustrações de aparatos científicos como microscópios, tubos de vidro e computadores.
Imagem: Shutterstock

Nos workshops, os participantes serão capacitados em habilidades para pesquisa científica com facilitadores como:

  • Mariana Rau (biotecnologista e coordenadora de projetos no Instituto Cientista Beta)
  • Michelle Brito (1ª colocada em Matemática na Mostratec, maior feira científica da América Latina)
  • Franciny Reichert (medalhista de bronze e de melhor pôster na International Conference of Young Scientists).

Premiações

Estudantes apresentando seus projetos concorrem a prêmios como credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2021, na Grécia, e para a FETECMS (Mato Grosso do Sul), além de reconhecimentos de instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC). A maratona de inovação terá uma premiação surpresa para os times que se destacarem!

via GIPHY

Leia também:
Como fazer intercâmbio no ensino médio
Como fazer um mapa mental


Tem algum projeto legal com a sua galera? Então corra, as inscrições vão até 11 de maio!

Mas você só gosta ou tem curiosidade em aprender mais sobre ciência? Essa é a sua hora de conhecer outras pessoas com os mesmos interesses e desenvolver um montão de habilidades legais! Partiu?

Para mais informações sobre o regulamento, taxa de inscrição e datas, acesse:

Site: http://fbjc.com.br/

Facebook: facebook.com/feirabrasileiradejovenscientistas/

Instagram: @fbjc

6+